Nossos Estudos

Nossas Linhas de Pesquisa

Emissão Zero

  • Integração Aero-Propulsiva
    em Aeronaves Elétricas
  • Controle de Máquinas
    para Propulsão Elétrica

Sistemas Autônomos:

  • Métodos para Tomada de
    Decisão em Sistemas Autônomos

Projeto & manufatura avançados:

  • Projeto Avançado para
    Manufatura Aditiva Metálica
  • Montagem Final Inteligente
    de Aeronaves

Emissão Zero

A frente de pesquisa "Emissão Zero" agrega duas linhas de pesquisa complementares:

APIE - Integração Aero-Propulsiva em Aeronaves Elétricas

Foca no desafio da integração aero-propulsiva decorrente das novas configurações das aeronaves que, dependendo da abordagem adotada, geram implicações em performance, eficiência, peso e ruído, para mencionar alguns aspectos.

Essas novas configurações de aeronaves, com foco no futuro da mobilidade, demandarão estudos em várias disciplinas tais como Aerodinâmica, Propulsão, Estruturas, Aeroelasticidade, Ruído e Vibrações, Otimização Multidisciplinar, entre outras.

Engloba trabalhos focados em estudos que serão úteis para o desenvolvimento de configurações diferentes daquelas tradicionalmente utilizadas na indústria aeronáutica. Outro aspecto importante e direcionador é o que se vislumbra em termos de operação dos novos veículos aéreos, com decolagem e pouso verticais. Neste sentido, estudos relacionados à transição entre as fases de pouso ou decolagem e o voo horizontal revestem-se de especial importância.

A conquista de conhecimento para geração de ferramentas de análise e de projeto, tornando possível o desenvolvimento de aeronaves mais sustentáveis, inovadoras, seguras e acessíveis, é o principal objetivo desta frente do CPE FLYMOV.

Roberto Gil Annes da Silva,
Prof. Dr. - ITA

Breno Moura Castro,
Eng. Dr. - Embraer

MCEP - Controle de Máquinas para Propulsão Elétrica

Desenvolve o conhecimento necessário para viabilizar aeronaves mais elétricas, substituindo sistemas mecânicos, pneumáticos ou hidráulicos por equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, até gradualmente incluir o sistema propulsivo, na direção de aeronaves completamente elétricas. Diversos desafios estão nesta linha, como operações em alta voltagem devido à alta potência demandada, e o controle de máquinas elétricas para geração de tração, que traz particularidades para uma integração aeropropulsiva eficaz. Metodologias para detecção de falhas e filosofias de manutenção avançadas são alguns outros tópicos muito relevantes a serem investigados por esta equipe.

José Antenor Pomilio,
Prof. Dr. - Unicamp

Gabriela Torllone de Carvalho Ferreira,
Eng. Dr. - Embraer

Sistemas Autônomos

A frente de "Sistemas Autônomos" procura explorar o potencial de contribuição da autonomia para a sociedade, em particular para a Indústria da Mobilidade, na medida em que há grandes expectativas de criação de novos mercados e negócios com crescimento exponencial.

DMAS – Métodos para Tomada de Decisão em Sistemas Autônomos

Aplicações diversas são previstas em veículos sem motoristas para transporte de passageiros e de carga; logística; sistemas avançados de Defesa não-tripulados; apoio ao agro-negócio com agricultura de precisão; mineração; óleo e gás, para nomear algumas áreas mais imediatas. Tecnologias envolvendo sensores; fusão de dados; interações homem-máquina e leis de controle serão exploradas nesta linha de pesquisa. Na indústria aeronáutica, objetivos de redução da carga cognitiva sobre o ser humano, além da redução de tripulantes em operações aéreas, serão prioridades nesta investigação. "Métodos para tomada de decisão autônoma" foram escolhidos por endereçarem desafios particulares deste ecosistema.

Carlos Henrique Costa Ribeiro,
Prof. Dr. - ITA

Braulio Marques Doria,
Eng. M.Sc - Embraer

Projeto & Manufatura Avançados

Sistemas de manufatura e projeto avançados também são tema do nosso Centro de Pesquisas. O futuro da indústria e dos processos produtivos está questionando e redefinindo diversos paradigmas.

ADAM - Projeto Avançado para Manufatura Aditiva Metálica

A manufatura aditiva é considerada um dos fundamentos para este futuro. Direcionadores de crescimento neste segmento serão trazidos pelas indústrias médicas, automotivas e aeroespacial. Alguns elementos de exploração incluem técnicas de otimização topológica, práticas para manufatura em ligas metálicas de alta performance (incluindo Titânio), além dos desafios de escala e produtividade esperados.

Alfredo Rocha de Faria,
Prof. Dr. - ITA

Felipe Mariano Brandão,
Eng. M.Sc. - Embraer

IAFA – Montagem Final Inteligente de Aeronaves

Observamos o crescimento da robótica em arranjos que minimizam o trabalho do ser humano, o protegem de situações de alto risco, e demandam pela exploração de soluções inteligentes e automatizadas que integram os processos produtivos em um ciclo de melhoria contínua, garantindo um futuro sustentável. "Montagem Final Inteligente" pretende explorar tecnologias de realidade aumentada, visão computacional, redes neurais, modelos de colaboração homem-máquina e "machine learning".

Emilia Villani,
Prof. Dra. - ITA

João Marcos Gomes de Mello,
Eng. M.Sc. - Embraer